Promoção de emprego jovem

Promoção de emprego jovem

Promoção de emprego jovem

Curso Online Aberto e Massivo (MOOC) para a CPLP

1–26 June 2020
The course is available in Português
Introduction to the course

Este curso explorará as questões ligadas aos desafios do emprego jovem no mundo, dando particular atenção à situação dos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Who attends this course?

Quadros dirigentes e técnicos de Ministérios e instituições públicas, parceiros sociais, organizações internacionais e não-governamentais e outros atores dos do setor público e privado envolvidos na promoção de emprego jovem

Introdução

Segundo o relatório da OIT “Global Employment Trends for Youth 2020: Technology and the future of jobs”, quase 68 milhões de jovens estão desempregados a nível mundial. Entre os jovens empregados, a qualidade do emprego é questionável para muitos deles. Cerca de 126 milhões têm um emprego mas permanecem em situação de pobreza extrema ou moderada dados os baixos salários que auferem. Além disso, mais de três quartos dos jovens trabalhadores estão envolvidos em empregos informais, frequentemente associados a más condições de trabalho, segurança jurídica limitada e proteção social reduzida.

A atual pandemia do COVID-19 veio reforçar a vulnerabilidade dos jovens no mercado de trabalho. Como se observou em crises económicas anteriores, os jovens tendem a sofrer desproporcionalmente os impactos económicos e sociais negativos de crises globais. Têm uma maior probabilidade de perder o emprego e necessitam de mais apoio para recuperar o emprego.

É neste contexto que o Centro Internacional de Formação da OIT (CIF-OIT) oferece este Curso Online Aberto e Massivo (MOOC) que explorará questões ligadas aos desafios do emprego jovem no mundo, dando particular atenção à situação dos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Financiado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, este MOOC constitui uma oportunidade de formação de acesso gratuito aberta a toda a comunidade de língua portuguesa com interesse na temática de emprego jovem.

Objetivos

No final deste curso, os participantes poderão:

  • entender os vários desafios do emprego jovem
  • contextualizar o problema do emprego jovem no seu país
  • conhecer as opções políticas recomendadas pela OIT para a promoção de emprego jovem
  • identificar os prós e os contras de diferentes políticas
  • estar familiarizados com a evidência empírica mais recente sobre a eficácia das diferentes políticas em diferentes contextos
  • discutir sobre as políticas que poderão gerar os melhores resultados na promoção do emprego jovem no próprio país
Conteúdo

O MOOC será ministrado ao longo de quatro semanas durante as quais exploraremos quatro temas principais:

Módulo 1: Qual é o problema?

Módulo 2: Quais políticas?

Módulo 3: O que funciona?

Módulo 4: Partilha de conhecimento

Grupo-alvo

O MOOC tem como grupo-alvo decisores políticos, parceiros sociais, funcionários de organizações internacionais e organizações não-governamentais envolvidas na promoção do emprego jovem. O curso será focado na situação e apresentará principalmente exemplos dos países da CPLP.

Sendo aberto a toda a comunidade com interesse na temática de emprego jovem, o acesso ao MOOC não tem requisitos específicos de conhecimento técnico.

Metodologia

O MOOC terá uma duração de 4 semanas e será ministrado em Português.

A metodologia assentará fortemente na partilha de conhecimentos e experiências entre os participantes. Com esta metodologia pretendemos não só melhorar o conhecimento das realidades que os jovens enfrentam no mercado de trabalho dos países da CPLP mas também reforçar os laços e redes de colaboração entre os Estados-membros.

A carga horária prevista para este MOOC é de 2.5 horas (no máximo) por semana. A carga horária é reduzida para assegurar a possibilidade de combinar esta formação com compromissos profissionais e pessoais.

Certificação

Os participantes que completem o MOOC receberão um certificado oficial de participação. Entre os participantes que completem o curso, será selecionado um/a participante a quem será atribuída uma bolsa para um curso do CIF-OIT.

Custo de participação

Este MOOC é de acesso gratuito.

Questions? We have the answers