Curso sobre Gestão de Centros de Formação Profissional – Avançado

Curso sobre Gestão de Centros de Formação Profissional – Avançado

Curso sobre Gestão de Centros de Formação Profissional – Avançado

13 Giugno–29 Luglio 2022
Il corso è disponibile in Português
Presentazione del corso

Esta oferta de formação em linha faz parte da carteira de Desenvolvimento de Competências do CIF-OIT, que visa a apoiar a implementação de políticas e estratégias de Educação e Formação Técnica e Profissional (EFTP), programas de desenvolvimento de competências e a sua gestão.

O curso proporciona conhecimentos sobre uma abordagem de gestão sistémica e discute os conceitos práticos e as competências necessárias para preparar os Centros de Formação Profissional para enfrentar os desafios do futuro do trabalho. Este curso foi concebido para facilitar o desenvolvimento de uma compreensão holística da gestão dos centros de formação profissional por parte dos participantes e, ao contrário do curso regular de gestão de centros de formação profissional, este curso avançado oferece três temas adicionais, proporcionando uma formação mais aprofundada sobre a gestão de centros de formação profissional. Os temas adicionais deste curso avançado são:

  • parcerias público-privadas (PPP) e a relação entre os centros de formação profissional e o setor privado;
  • gestão interna dos centros de formação profissional: mapeamento de processos e garantia de qualidade;
  • a contribuição dos centros de formação profissional para a inclusão social e a inserção socioprofissional.
Chi si iscrive a questo corso?

O curso destina-se a diretores e gestores de centros de formação profissional; políticos e conselheiros técnicos dos Ministérios que trabalham na área da formação profissional e na gestão de centros de formação; membros de conselhos de competências, autoridades nacionais da EFTP ou instituições similares; representantes de organizações de trabalhadores e de empregadores envolvidos na prestação de formação profissional; peritos e pessoal técnico e atores da sociedade civil que trabalham na área do desenvolvimento de competências e da EFTP.

Objetivo

No final do programa, os participantes terão reforçado os seus conhecimentos técnicos para melhorar a gestão e o funcionamento dos centros de formação profissional. Em particular, os participantes terão:

  • reforçado a sua compreensão dos conceitos de gestão, revendo a gestão de centros de formação profissional numa perspetiva de qualidade;
  • examinado os desafios relacionados com a gestão de um centro de formação profissional;
  • desenvolvido uma compreensão profunda do papel do desenvolvimento de competências, da avaliação e reconhecimento de competências, e dos processos de transição da escola para o trabalho.
Metodologia

Este curso inovador de formação em linha foi concebido de acordo com um enfoque centrado no aluno a fim de melhor envolver os participantes e mantê-los motivados. É altamente interativo e envolvente, usando diferentes métodos ao longo dos seis módulos para tornar o conteúdo interessante, relevante e divertido. Depois de o participante concluir cada módulo e submeter a respetiva tarefa através da plataforma do curso, receberá os comentários de um tutor. 

Domande? Abbiamo le risposte