Competências para um futuro mais verde

Competências para um futuro mais verde

Competências para um futuro mais verde

18 April–27 May 2022
The course is available in Português
Introduction to the course

A mudança para economias ambientalmente sustentáveis está a transformar as indústrias, os mercados de trabalho e, correlativamente, as necessidades de competências da mão-de-obra. As capacidades, conhecimentos e competências de que os trabalhadores necessitam para encontrar emprego e operar produtivamente na economia verde, nunca mais serão as mesmas. Mas como prever as competências de que os trabalhadores necessitam em setores e profissões em mutação? Como construímos normas de competência e qualificação ecológicas? Como é que "tornamos verde" a educação e a formação técnica e profissional, o desenvolvimento de competências e a aprendizagem ao longo da vida?  

A OIT produziu estimativas do impacto que a transição para a sustentabilidade energética até 2030 terá no emprego. Esta análise mostra que é provável que entre 1 e 2 milhões de trabalhadores se encontrem em profissões onde se perderão postos de trabalho sem que surjam vagas equivalentes noutras indústrias, e que será necessária uma requalificação para outras profissões. Significa também que será necessário um investimento significativo para formar trabalhadores nas competências necessárias para cerca de 20 milhões de novos postos de trabalho. 

A ecologização das economias apresenta muitas oportunidades para alcançar objetivos sociais: tem o potencial de ser um novo motor de crescimento, tanto em economias avançadas como em desenvolvimento, podendo converter-se num gerador líquido de empregos dignos e verdes que podem contribuir significativamente para a erradicação da pobreza e a inclusão social. 

A disponibilidade das competências certas prepara o caminho para uma transformação estrutural produtiva rumo a uma economia mais verde e a uma criação de emprego digno. Por conseguinte, a antecipação e o desenvolvimento eficaz das competências são uma base fundamental para uma transição justa e inclusiva. O desenvolvimento de competências para empregos verdes também serve de "amortecedor" contra os efeitos de perturbações transitórias e desafios emergentes, enquanto as economias estão a tornar-se mais verdes. A transição para um futuro mais verde está a acontecer; mas requer uma abordagem política coordenada para que seja justa e inclusiva.

Este curso reforça a capacidade dos decisores políticos, parceiros sociais, prestadores de formação e organizações da sociedade civil, tanto de países desenvolvidos como em desenvolvimento, para compreender o papel das políticas de desenvolvimento de competências no avanço da transição sustentável para um futuro mais verde e para formular e implementar estratégias que contribuam para melhorar a empregabilidade de mulheres e homens em indústrias verdes emergentes.

Who attends this course?

O curso destina-se a funcionários dos Ministérios do Trabalho, da Educação, do Ambiente, da Energia e outros ministérios e instituições nacionais envolvidos no desenvolvimento de competências e políticas de formação profissional e na transição para economias mais verdes; membros de conselhos de competências, autoridades nacionais de EFTP ou instituições similares; membros de autoridades governamentais, conselhos e grupos de consulta no domínio das alterações climáticas e das políticas ambientais; representantes de organizações de trabalhadores e de empregadores que trabalham no domínio das alterações climáticas e das políticas ambientais, desenvolvimento de competências, aprendizagem ao longo da vida, EFTP e sustentabilidade ambiental; peritos e pessoal técnico de organizações da sociedade civil, ONG e outros atores que trabalham na área do desenvolvimento de competências e da EFTP e na transição para um ambiente mais verde.

Objetivo

No final do curso, os participantes terão sido expostos aos conhecimentos mais recentes sobre os efeitos prováveis das competências profissionais em indústrias em declínio e em crescimento, analisando especificamente o alinhamento entre competências, políticas ambientais e disposições institucionais, e sugerindo estratégias de resposta política para realizar o potencial de emprego da transição para a sustentabilidade ambiental. Em particular, os participantes irão:

  • compreender o quadro conceptual em torno da transição verde, incluindo quadros internacionais, motores da mudança de competências e da transformação estrutural verde.
  • descobrir uma série de políticas e regulamentos nacionais e setoriais, destacando o papel dos parceiros sociais na formulação e implementação de políticas e a dimensão de inclusão social das políticas de competências para uma transição verde e justa.
  • conhecer os mecanismos de antecipação e correspondência de competências, especificamente para os setores e profissões em mudança, abordando as questões da medição estatística dos empregos verdes e explorando dados e fontes de informação sobre a profissão e as mudanças de competências.
  • analisar a procura e a oferta para economias mais verdes, ligada a mudanças de emprego entre setores e necessidades de requalificação, bem como o papel das políticas ativas do mercado de trabalho e dos sistemas de orientação profissional para apoiar a mudança verde estrutural.
  • examinar o papel do diálogo social no desenvolvimento de competências e de currículos ecológicos, bem como o processo de conceção de normas e sistemas de qualificação profissional em linha com um futuro mais verde e uma recuperação sustentável.
  • reconhecer a importância de tornar a EFTP verde, assim como o desenvolvimento de competências e a aprendizagem ao longo da vida, aproveitando a transformação digital para a prestação de EFTP verde e a formação de professores.
Metodologia
  • O curso consiste em seis módulos oferecidos em linha através do eCampus do CIF-OIT. Os módulos deverão ser concluídos ao longo de um período de seis semanas, num total estimado de 50 horas de aprendizagem. O curso é oferecido através de:
  • módulos de aprendizagem em linha autoguiados e flexíveis no campus eletrónico;
  • sessões interativas ao vivo com apresentações de peritos na matéria, combinadas com exercícios individuais e exercícios colaborativos em grupo colaborativo, e ainda fóruns técnicos em linha.
  • uma série de questionários e tarefas a completar no final de cada módulo, com comentários individuais por parte do tutor do curso.

Questions? We have the answers