Todavía en acción

Todavía en acción

Los últimos días han sido difíciles y problemáticos. Como todos los demás, nos vemos obligados a redefinir las actividades y pensar en nuevas estrategias.  Pero nuestro compromiso continúa avanzando con los proyectos en los que creemos. Esta historia es un ejemplo exacto de que el proyecto ACTION/Portugal sigue en acción!

 

Seguimos prestando apoyo técnico y de formación para el fortalecimiento de los sistemas de protección social en los países de habla portuguesa de África (Angola, Cabo Verde, Guinea-Bissau, Mozambique y Santo Tomé y Príncipe) y Timor-Leste, conjuntamente con los colegas del Ministerio de Trabajo, Solidaridad y Seguridad Social de Portugal (MTSSS).

 

Logramos un resultado muy importante: el lanzamiento del primer Boletín Estadístico de Protección Social de Mozambique. Por primera vez, un país lusófono de África creó las condiciones que permitieron la recopilación y el procesamiento de datos estadísticos de todo el sistema de protección social (contributivo y no contributivo).

Enlace al documento en portugués: https://www.social-protection.org/gimi/ShowRessource.action;jsessionid=FAwWnCEVvQgS8MQnWHXYPQsWRqZQShpzaz0118nlZgKNbAYtI7lZ!-1463413688?id=55986 

Link to the document in Portuguese: https://www.social-protection.org/gimi/ShowRessource.action;jsessionid=FAwWnCEVvQgS8MQnWHXYPQsWRqZQShpzaz0118nlZgKNbAYtI7lZ!-1463413688?id=55986

 

 

Todavía en acción

E esses dados são essenciais não só para analisar, implementar e adequar de forma informada medidas e instrumentos, mas também para acompanhar e monitorizar as metas da Agenda 2030, sobretudo a meta 1.3 – Implementar, a nível nacional, medidas e sistemas de proteção social adequados, para todos, incluindo pisos, e até 2030 atingir uma cobertura substancial dos mais pobres e vulneráveis.

 

Este produto é a demonstração que é possível obter resultados tangíveis e estratégicos quando se conjugam capacidades e esforços e se atua de forma concertada: um processo desenvolvido pela equipa do CIF, da OIT e do MTSSS de Portugal no âmbito do projeto ACTION/Portugal de articulação e combinação de ações de formação e capacitação com o apoio técnico ao Grupo de Trabalho Interinstitucional.

Enlace al video en portugués con subtìtulos en Inglés https://youtu.be/hSCXt_te9Tc

https://www.youtube.com/watch?v=LVt3rgAKPKo

 

Ressaltamos que o boletim estatístico é um documento estratégico fruto do trabalho desenvolvido no seio do Grupo de trabalho interinstitucional que reúne as instituições responsáveis pelo sistema de proteção social e pelas estatísticas no país.

 

“Este boletim é o resultado de um árduo trabalho dos técnicos e estatísticos das várias instituições envolvidas, com apoio técnico e financeiro da OIT, e representa uma oportunidade para continuar a aumentar a abrangência do sistema de Proteção Social em Moçambique de maneira mais efetiva. ​

 

Desde a OIT, cientes da importância de contar com dados estatísticos fiáveis, coesos e robustos para poder orientar a tomada de decisões fundamentadas para continuar a consolidar um Piso de Proteção Social em Moçambique, consideramos fulcral o apoio técnico e financeiro do Projeto ACTION/Portugal para continuar a envidar esforços para reforçar a capacidade em termos de tratamento de dados estatísticos das instituições moçambicanas que lidam com o sistema de Proteção Social.”   Rubén Vicente - Responsável pelas atividades do ACTION/Portugal no escritório da OIT Maputo

 

Continuamos a trabalhar ainda com mais energia para efetivar este modelo de sucesso em outros países.

 

Fabio Durán-Valverde - Breve vídeo de 40 segundos en portugués con subtìtulos en Inglés.sobre a importância estratégica deste resultado do projeto para o trabalho que a OIT está a desenvolver a nível mundial no quadro dos ODS https://youtu.be/Z7F2uyLe9ds ).

 

.

 

ruben

 

Convidamos a que nos acompanhe neste trajeto através da plataforma online e do espaço Facebook do Projeto ACTION/Portugal.

 

Estamos juntos!